Você provavelmente já ouviu falar na Sangiovese se já consumiu algum vinho italiano. Ela é a uva mais cultivada na Itália, protagonista de grandes vinhos. Chega a ocupar 10% dos vinhedos do país. Ela também é cultivada em outros países como Argentina, Austrália e Brasil, mas não possui tanto destaque por esses lados.
Leia também: Conheça a uva: Petit Verdot
A Sangiovese é típica do centro da Itália, principalmente na Toscana. É presente no Chianti, um dos vinhos italianos mais conhecidos e vendidos no mundo. É varietal do prestigiado Brunello di Montalcino que você provavelmente já conhece por nome.
O cultivo da Sangiovese
Essa é uma uva que se adapta muito bem ao local em que é cultivada. O seu nome varia conforme a região que é cultivada, portanto também é conhecida como Sangiovese Grosso ou Brunello em Montalcino, Prugnolo ou Prugnolo Gentile em Montepulciano, Morellino em Morellino di Scansano.
Características
O estilo e personalidade dos vinhos da Sangiovese dependem de seu terroir.
Na região de Chianti, as uvas na maioria das vezes apresentam bagos pequenos e pele fina, enquanto as de Brunello di Montalcino apresentam um tamanho maior e casca mais grossa. Mesmo que essas diferenças não pareçam grande coisa, os resultados podem ser muito diferentes.
Em geral, a Sangiovese faz vinhos tintos de corpo médio, com estrutura tânica que vai de média a forte. Também é utilizada para produzir espumantes, rosés, tintos leves ou encorpados. Já foi vista até mesmo em vinhos de sobremesa.
Alguns exemplares encorpados, como os Brunello di Montalcino, são vinhos tão estruturados que envelhecem extremamente bem em garrafa.
Normalmente, os vinhos dessa uva tem uma boa expressão de frutas, notas herbáceas e de especiarias. Os sabores mais marcantes costumam ser cerejas, ameixas e morangos. Os vinhos de boa qualidade apresentam uma elevada acidez, taninos firmes, muito equilibrado e com final elegante.
Harmonização
Para uma uva típica da Itália, não há nada melhor que a tradicional culinária italiana para harmonizar. Os acompanhamentos ideais são carnes vermelhas, massas e molhos. Para os tintos menos encorpados, pode combinar com massa à bolonhesa, filé à permegiana e pizza com bastante queijo.
Já os vinhos mais encorpados ficam ótimos com sabores mais intensos como cordeiro, javali, risoto de fungui sechi, regu de linguiça defumada ou queijos duros.
Dicas de rótulos
- Brunello di Montalcino Gualto Tinto
- Perlato Del Bosco Rosso
- Corbelli Sangiovese IGT
- Ruffino Chianti DOCG
- Camporsino Chianti DOCG
Referências: Winepedia, Tintos e Tantos
2 comentários
Bom dia; vc poderia enviar me um descritivo da Uva Nero de Troia , recomendações de vinhos e possiveis harmonizações.
Boa tarde, Adilson. Fizemos um post sobre a uva Nero di Troia, você pode conferir clicando aqui!