Assim como a Cabernet Sauvignon é a rainha das uvas tintas, Chardonnay é plantada praticamente em todos países que produzem vinho. Originária de Borgonha (França), é cultivada principalmente em Côte de Beaune e Chablis, além das regiões de Champagne, da Alsácia e de Languedoc-Roussillon.
Leia também: Conheça a uva: Pinot Noir
Cultivo da uva e envelhecimento
A Chardonnay se adapta muito bem em regiões de clima frio e também em regiões secas e quentes. Vinhos elaborados nessa casta costumam a ser sensíveis ao seu meio ambiente. Em locais frios, costuma a dar um sabor leve e refrescante ao vinho, enquanto sob temperaturas mais altas ele desenvolve corpo e densidade. Além disso, a uva pode ser usada em vinhos brancos e espumantes.
Vinhos Chardonnay podem passar por barricas durante ou após a fermentação. O carvalho traz à bebida os sabores de caramelo, fumo, especiarias, coco, canela, cravo e baunilha. Outras decisões de vinificação que podem ter um efeito significativo incluem a temperatura da fermentação e o tempo a ela exposto.
Características
Por causa de sua versatilidade, a Chardonnay gera vinhos variados. São frescos e agradáveis quando ainda jovens e mais complexos quando envelhecidos em barris de carvalho, dependendo de suas técnicas de vinificação e terroir. Sua cor dourada também é acentuada quando fica em carvalho.
Os aromas frutados que podemos sentir na casta são maçã verde, limão, melão, frutas cítricas, abacaxi e manga. Em barris, são perceptíveis os aromas de baunilha, pão torrado com manteiga, açúcar caramelizado, entre outros.
Harmonização
- Ostras
- Frutos do mar
- Risoto de camarão
- Salmão
- Atum
- Lagosta grelhada
- Frango
- Salames
Curiosidades
- A Chardonnay é considerada a rainha das uvas brancas.
- Hoje em dia, só na França, existem mais de 30 variações de Chardonnay.
- Principais regiões produtoras de Chardonnay: Chablis, Côte de Beaune e Champagne (França), Itália, Espanha, Chile, Austrália, Nova Zelândia, Argentina e Califórnia.
- Chardonnays para experimentar: Argento Chardonnay, Forgeot Chablis, Di Puglia Marfi Chardonnay IGP
Referências: SaporeDiVino, Selo7S, Clube dos Vinhos