A uva Cabernet Franc também é chamada de Bouchet (em St-Émilion), Breton (Loire) e Mencía (Galícia). Ela é uma casta leve e macia, com aroma de frutas vermelhas e especiarias. Atualmente, é mais usada em cortes (complementando outras uvas) ou em varietais (usada sozinha na produção dos vinhos).
Leia também outros posts da categoria ‘Conheça a uva”
Essa uva que deu origem a Cabernet Sauvignon, resultado da Franc com a Sauvignon Blanc. Todavia, ela é mais suave que a “filha”, pois floresce mais cedo. Suas características são facilmente compartilhadas, por isso que ela fica tão bem em assemblages.
O cultivo da Cabernet Franc
Ela é uma planta vigorosa, de média maturação, que se adapta bem a solos calcários. A Cabernet Franc floresce e amadurece seus frutos mais cedo do que outras variedades, permitindo que seja cultivada em regiões de clima quente ou frio.
A uva é muito cultivada na França, mas também utilizada na elaboração de vinhos no norte da Itália, no Vale do Maipo localizado no Chile e no Vale dos Vinhedos no Brasil.
As características da Cabernet Franc
Apresenta cachos pequenos e de cor violeta acentuada, com bagos pequenos e delicados. No vinho, o seu tom de cor vai do vermelho ao rubi. Pode ser um pouco translúcido se não tiver passagem por barrica e intenção de envelhecimento.
A Franc costuma a ter um aroma pronunciado com frutas negras, como framboesas e groselha, com toques de pimenta e vegetais.
Possui poucos taninos e maior intensidade de aromas se comparada com a Cabernet Sauvignon. Mas quando a uva é colhida em bom ponto de maturação, é um vinho que dá a sensação de boca cheia, untuoso e encorpado.
As harmonizações
- Carnes vermelhas assadas na grelha
- Vegetais
- Queijo de cabra
- Queijo feta
- Cogumelos
- Quiche de espinafre
- Ervas aromáticas (como sálvia, tomilho e alecrim)
Curiosidades
- A Cabernet Franc foi introduzida no Rio Grande do Sul pela Estação Agronômica de Porto Alegre, por volta de 1900.
- Uma das variedades viníferas mais plantadas no Rio Grande do Sul até a década de 1980.
- No Brasil, boa parte dos vinhos de Cabernet Franc varietal, são de médio envelhecimento ou para ser consumido jovem.
Referências: Revista Adega, 2016. Acesso em: 25/07/2018.
Mistral. Acesso em: 25/07/2018.
Vem da Uva, 2018. Acesso em: 25/07/2018.
Sobre vinho, 2013. Acesso em: 25/07/2018.