O Global Wine Brand Power Index 2022 da Wine Intelligence usou a opinião de mais de 25 mil consumidores de vinho, de 25 países, e montou a lista das marcas mais poderosas do mundo do vinho deste ano.
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Em 2022, não houve surpresa com os dois primeiros lugares, que foram ocupados pela australiana Yellow Tail em primeiro e pela chilena Cassillero del Diablo em segundo, repetindo o resultado de 2021. O terceiro lugar, no entanto, foi diferente. A vinícola americana Barefoot escalou o ranking, pulando do 13º lugar em 2019 para o pódio em 2022.
Outras marcas que mereceram destaque pelo crescimento foram Santa Carolina – que continua sua ascensão e pulou da nona para a sétima posição – e a Apothic – subindo cinco posições para ser agora a 14ª.
Em um nível agregado, as 15 principais marcas globais coletivamente pontuaram mais alto (6,5 pontos a mais) em 2022 em comparação com 2021. No entanto, as pontuações permanecem substancialmente mais baixas do que em 2020, observando que o resultado de 2020 foi baseado no consumo pesquisas que ocorreram em 2019 (antes da pandemia de Covid).
Ao longo do período de dois anos (2020-22), os níveis de conscientização tenderam a ser mais resilientes; o principal fator de mudança no índice durante esse período parece vir das pontuações de compra e conexão de recall, que caíram significativamente para as 15 principais marcas globais em 2021, explica o relatório da Wine Intelligence que pode ser conferido na íntegra aqui.
O cálculo do índice é feito a partir de um modelo que leva em consideração o conhecimento da marca pelo consumidor, da recordação da compra de determinada marca e a conexão da marca com os amantes do vinho. A medição é feita pelas pesquisas regulares de saúde da marca que a Wine Intelligence realizou nos últimos 12 meses.
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