O prêmio World’s Best Vineyards 2022 elegeu a italiana Antinori nel Chianti Classico como a melhor vinícola do mundo, de uma lista com cinquenta estabelecimentos. O anúncio foi feito no dia 26 de outubro.
Leia também: A popularidade da uva Merlot está em queda?
O ranking foi elaborado por mais de 500 jurados (experts em vinho, sommeliers e jornalistas de turismo de diferentes nacionalidades), que levaram em consideração não somente a qualidade dos rótulos da vinícola, mas o conjunto da obra: os tours, a infraestrutura, a gastronomia, a degustação, o local, a vista – tudo o que contribui para a experiência do visitante.
A Antinori nel Chianti Classico se destaca em vários destes quesitos. A família Antinori começou a produzir vinhos em 1385 e, passadas 26 gerações, detém nove propriedades espalhadas pela Toscana e pela Úmbria. A que levou o prêmio fica em San Casciano in Val di Pesa, em meio à belíssima paisagem toscana do Chianti, e desde que foi inaugurada em 2012, é considerada um exemplo de inovação e sustentabilidade.
Primeiro, porque foi construída inteiramente com materiais locais. Segundo, porque sua cantina foi projetada para garantir de forma natural a temperatura adequada para a conservação dos vinhos. E, terceiro, por sua arquitetura visionária, cujas formas orgânicas fazem com que a construção se mescle e quase desapareça em meio às colinas da região. Ao mesmo tempo, o seu amplo terraço permite contemplar as plantações de uvas Sangiovese, Canaiolo, Ciliegiolo, Colorino, Malvasia Nera e Mammolo.
Concebida desde o início para receber visitantes, a Antinori nel Chianti Classico organiza tours que apresentam a história da família, explicam como nasce um vinho e promovem a degustação dos rótulos. Antes ou depois, é possível almoçar no restaurante Rinuccio 1180, onde clássicos toscanos são revisitados. Tanto as visitas quanto as refeições devem ser reservadas com antecedência.