Para quem gosta muito de vinho, pode adquirir uma adega climatizada para armazená-los adequadamente em casa. Porém, seu proprietário precisa cuidá-la bem para manter a longevidade dos vinhos que colocar ali dentro.
Leia também: Como decorar o seu ambiente com uma adega climatizada
A temperatura da adega climatizada
Se for guardar vinhos por longos períodos, é recomendado que se mantenha uma temperatura próxima entre 13ºC e 17ºC. Talvez saiba que a temperatura de serviço muda de acordo com o tipo de vinho, mas frequentes alternâncias de temperatura irão refletir na qualidade do vinho. Existem também algumas adegas possuem compartimentos diferentes, que permitem que você separe os vinhos e coloque temperaturas específicas para eles, como a adega climatizada Sommelier 140.
Nesse caso, as respectivas temperaturas:
- Vinho tinto jovem entre 11° a 14°C.
- Vinho branco e rosé entre 7° a 10°C.
- Vinho tinto encorpado entre 15° a 19°C.
- Espumante e champanhe entre 6°C a 8°C.
Umidade
Outro fator que você precisa ficar atento é a umidade. O ideal é que a umidade esteja entre 60% e 75%. Em excesso, acaba causando danos aos vinhos, além de ser capaz de favorecer o desenvolvimento de micro-organismos e outros fungos. Portanto, é recomendado colocar a sua adega climatizada em ambientes que não sejam demasiadamente úmidos.
Quando a umidade é baixa demais (abaixo de 45%), também há problema. Se a garrafa ficar disposta por muito tempo a esse tipo de umidade, a rolha pode ressecar e permitir a entrada de oxigênio, oxidando o vinho.
Odores
O ideal é que sua adega climatizada fique longe do fogão na cozinha ou em outro tipo de ambiente onde há odores fortes ou outras fontes de calor.
Vibrações
Garrafas de vinhos precisam de cuidado e vibrações podem também fazer mal ao conteúdo interno. Por isso, evite muitas vibrações na adega e deixe-a em local seguro. Prefira adegas com gavetas corrediças, pois, dessa forma, as garrafas são menos movimentadas na hora de serem escolhidas.
Você pode ler sobre vibrações aqui para compreender melhor o motivo de fazerem tão mal aos vinhos.
Iluminação
Outro cuidado referente a posição da adega climatizada é a iluminação do ambiente. Isso porque os raios ultravioleta podem alterar a qualidade da garrafa. Portanto, procure por adegas que possuam vidro com proteção contra raios ultravioleta e acondicione a adega em locais fora do alcance direto de luminosidade intensa.
Outros cuidados
Antes de instalar sua adega climatizada, siga as orientações abaixo.
- É preciso uma distância de 6cm para as laterais, 6cm para o topo e 6cm para a parte do fundo da adega.
- A circulação de ar é um requisito importante.
- Escolha um local que não haja máquinas ou equipamentos que possam gerar calor. Dessa forma, a adega não sofre tanto impacto e seus componentes não trabalham intensamente para manter a temperatura dos vinhos, o que reduziria a vida útil.
- A porta da adega deve ficar sempre fechada. Assim como uma geladeira, é melhor evitar a troca de calor com o meio externo, além de aumentar a incidência de entrada de umidade (principalmente em dias chuvosos, quando a umidade relativa do ar está muito alta, ou então em regiões litorâneas, próximas a grandes lagos e rios, onde há também umidade alta). Quando for pegar um vinho, não demore tanto e certifique-se de que a porta foi bem fechada.