Por muitos anos, a Merlot foi uma das favoritas do mundo. Os dados de pesquisa, no entanto, mostram que a uva tem animado pouco entre os usuários do Wine-searcher nos últimos cinco anos. Além disso, ela sofreu um “golpe” nos últimos 12 meses, justamente no período em que ela é mais importante.
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Neste ano, as pesquisas de Merlot caíram globalmente 6% em relação ao período anterior, o pior desempenho das principais variedades de uvas. Isso é contra uma queda geral nas pesquisas de vinho tinto de 3% e, das 10 variedades de uvas mais populares, apenas a Zinfandel (queda de 8%) se saiu pior.
Por categoria, o vinho tinto desceu levemente, as buscas por vinhos de sobremesa também caíram 3%, enquanto as buscas por rosés caíram 10%. Os vinhos brancos tiveram um aumento de 12%, enquanto as pesquisas de vinhos espumantes aumentaram 13%.
Para variedades de uvas individuais, as pesquisas por Pinot Noir e Chardonnay – os principais componentes do vinho espumante – tiveram aumentos nos números de pesquisa de 24 e 23 por cento, respectivamente. Sauvignon Blanc continuou a despertar o interesse do consumidor com um aumento de 3% nos volumes de busca.
Nos Estados Unidos, o maior mercado de vinhos do mundo, o quadro foi um pouco melhor para o Merlot, com uma queda de apenas 4% nas buscas. Os grandes impulsionadores nos EUA foram Chardonnay, Pinot Noir e Sauvignon Blanc, que aumentaram sua participação nas buscas em 18, 13 e 10%, respectivamente. Isso foi impulsionado por fortes aumentos nas buscas por Borgonha (até 25%), Champagne (até 16%) e Marlborough, que viu sua participação nas buscas aumentar em 10,5%.
A grande preocupação dos produtores de Merlot, no entanto, é quando se trata de cliques. Os cliques são quando alguém clica em um link em uma página de localização, levando-o para uma página de comerciante, denotando uma intenção de compra. O preço médio de cliques subiu em todas as principais categorias e variedades de uva, exceto Merlot. Globalmente, os preços médios de cliques do Merlot diminuíram 50%, uma grande queda. Só nos EUA, o preço médio de cliques caiu 25%.
Isso ocorre em um cenário de aumento dos preços médios de cliques. Os vinhos tintos como categoria viram os preços médios subirem 11%, com Pinot Noir, Cabernet Sauvignon e Syrah desfrutando de aumentos médios de 14, 16 e 20%, respectivamente. Até Zinfandel conseguiu um aumento de 7%.
Os vinhos brancos tiveram um aumento no preço médio de cliques de 12%, com o Chardonnay subindo 10% e o Sauvignon Blanc 15%. Riesling, uma dama de honra perene quando se trata de números de busca, também conseguiu um respeitável aumento médio de 7% no preço.
Fonte: Wine-Searcher