É comum querer abrir uma garrafa de vinho só para dar uma bebericada. Nesse momento, muita gente fica com o pé atrás de fazer isso porque após o lacre ser quebrado, a durabilidade da bebida diminui. No entanto, não é necessário tanta cautela.
Leia também: Como conservar o espumante depois de aberto?
Para fazer o vinho que sobrou durar mais, conheça dois truques bem simples e rápidos podem facilitar a sua vida.
1. Passe o restante do vinho para uma garrafa menor
Geralmente, não é muito vinho que sobra na garrafa. Você pode adquirir uma garrafa de espumante de 375ml (aquelas chamadas baby ou mini) e guardá-la. Quando sobrar a bebida de uma garrafa maior, você pode armazenar nessa pequena. Conserve-a de pé na geladeira e com a rolha bem colocada.
Fazer isso pode atrasar o processo de oxidação por um ou dois dias. Essa medida funciona porque diminui o contato do líquido com o ar externo.
2. Use uma bomba a vácuo
Um acessório simples e em conta que faz com que a bebida seja conservado de maneira mais eficaz. O acessório funciona como uma tampa para a garrafa e pode fazer com que os vinhos mais encorpados durem até uma semana, e os suaves e menos alcoólicos durem entre cinco a seis dias.
Você pode adquirir sua bomba a vácuo clicando aqui.
Fique atento à temperatura de armazenamento
A temperatura ideal do consumo é de 6ºC para o vinho branco ou rosé e de 15ºC para os tinto. Os tintos de uvas como Pinot Noir, Gamay ou Merlot, que são menos encorpados, podem ser consumidos com um pouco menos de temperatura.
Referência: Abril
1 comentários
Excelentes dicas e conhecimentos fornecidos! Reforçam a paixão pelo vinho! Obrigado!