Os relatórios anuais da Wine Intelligence são conhecidos pela alta probabilidade de acertarem as estimativas. E agora a empresa lança suas previsões para o mercado do vinho em 2021.
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A empresa britânica acredita em uma retomada e manutenção do crescimento do mercado, porém de maneira muito heterogênea em dois sentidos. Primeiro que cada região terá uma evolução de acordo com as características do vinho produzido, e segundo, cada mercado geográfico deve reagir em um momento diferente.
Isso se deve à vacinação da COVID-19. Países com maior percentual de vacinados e retorno mais rápido das pessoas às ruas tendem a aumentar o consumo de vinho. E as regiões prediletas desses locais serão os premiados com o crescimento antes dos demais.
Baseando-se nisso, a Wine Intelligence listou 5 tendências para 2021:
1. O preço médio do vinho vai aumentar e o volume vendido vai cair
A agência aponta que essa tendência deve continuar em 2021, o faturamento do mercado deve continuar em alta com o aumento do preço por volume. A empresa aponta, no entanto, que o movimento pode ser “mitigado pelos excessos de estoques de vários países produtores que entrarão no mercado em 2021”.
2. Embalagens em lata e Bag-in-Box
A clássica garrafa de vidro de 750 ml permanecerá sendo a maior popular, porém novos formatos tendem a ter grande aumento na participação do mercado. Isso se deve com a crescente preocupação com a quantidade de carbono emitida para produzir uma garrafa de vidro e enviá-la para o mercado mundial.
Saiba mais sobre essas tendências:
3. Vinícolas e clientes se conectando online
Com a pandemia muitas vinícolas entraram no mundo digital e a tendência para 2021 é aumentar essa participação e consolidar o contato direto entre produtores e o consumidor final.
Segundo o relatório as relações diretas com os consumidores online serão “mais significativas e duradouras”.
4. Crescimento do mercado
Com o e-commerce, a tendência é que o mercado continue a crescer, consolidando a venda online como uma forma significativa de vendas. Segundo a Wine Intelligence a palavra do ano no setor será “entrega”, a logística é a chave para que o e-commerce entre no radar de compras de mais consumidores.
5. Os vinhos seltzer
Bebidas alcoólicas à base de vinho, mais doces e com borbulhas tendem a continuar aumentando seu espaço, principalmente as vendidas em latas. Essa categoria teve um crescimento de três dígitos nos últimos dois anos nos Estados Unidos e a analista IWSR aponta que o mercado norte americano de seltzer deve triplicar antes de 2023.
A Wine Intelligence aposta que “muitos produtores de vinho serão vistos surfando na onda seltzer”.
Referência: Adega, Wine Intelligence