Se você veio parar aqui, é porque não sabe se pode harmonizar vinho com sopas ou está procurando o vinho ideal para a sua sopa.
Leia também: Chocolate quente de vinho
De modo geral, sopas são difíceis de harmonizar. A alta temperatura e a textura são as características que fazem com que sejam praticamente incompatíveis com vinhos. Por causa disso, vinhos complexos, elegantes e delicados se perdem quando consumidos junto às sopas.
No entanto, gostamos de dizer que nenhuma harmonização é completamente impossível. Existem inúmeros vinhos no mundo inteiro e só precisamos encontrar o certo para encaixar com um alimento.
Sendo assim, separamos alguns tipos de sopas e analisamos seus sabores e texturas, para concluir quais tipos de vinho melhor harmonizaria com elas.
Sopas cremosas
Para sopas cremosas e com leve sabor adocicado costumam fazer uma boa harmonização com um vinho tinto não muito estruturado, com taninos maduros e doces.
Caldos verdes
Caldos verdes são muito populares em dias frios, pois são bem nutritivos e aquecem o corpo. Geralmente trata-se de um creme com couve e batatas, que tem um sabor levemente herbáceo e é muito encorpado.
Nesse caso, é melhor acompanhar vinhos de corpo médio. Aromas levemente frutados também se encaixam muito bem com esse tipo de sopa. O mais recomendado seria um vinho tinto português do Dão. Evite fortemente vinhos muito frutados e alcoólicos, pois não caem bem.
Caldinho de feijão cremoso
Caldinho de feijão cremoso é uma sopa muito popular entre os brasileiros. Para seu sabor picante, com ou sem alho por cima, a melhor escolha é um vinho fino. É importante levar em consideração que este é um prato salgado e picante.
Sopa com legumes ou caldo de carne leve
Aquelas sopinhas mais leves com legumes ou um caldo de carne leve podem ir bem com um vinho tinto igualmente leve. Para fazer essa harmonização, dê preferência para as uvas Pinot Noir, Merlot ou até mesmo um rosé.
Qual vinho você costuma beber quando toma sopas? Conta pra gente nos comentários!