Algumas pessoas pensam que para fazer uma harmonização com vinho, o prato precisa ser sofisticado e surpreendente. Esse tipo de refeição pode se tornar uma harmonização maravilhosa sim, mas qualquer uma pode! Às vezes não estamos dispostos a cozinhar algo mais complexo e neste caso, vai aqui algumas sugestões de como harmonizar pratos do dia-a-dia com vinho.
Leia também: Harmonizações para pratos do dia a dia
1. Pastel
O pastel pode harmonizar com vinho sim! O vinho pode limpar a gordura da fritura em nossa boca e combina muito bem com os mais variados recheios. A sugestão é harmonizar com um vinho tinto das uvas Pinot Noir, Carmenère e Merlot.
2. Frango à passarinho
Para o frango à passarinho, é necessário um vinho que diminua a gordura. Neste caso, é indicado um vinho tinto ou branco bem jovem e frutado, de uvas Pinot Noir, Merlot ou Chardonnay.
3. Calabresa acebolada
No caso da calabresa acebolada, o vinho certo tende a diminuir o sabor intenso do vegetal e limpar o paladar. Para esse tipo de prato, o especialista indica vinhos tintos de uvas mais potentes, como a Cabernet Sauvignon, Malbec ou Shiraz.
4. Pão com Mortadela
Um clássico brasileiro desses também merece uma harmonização! O vinho nesse caso deve diminuir o sabor pungente da mortadela e ainda ajudar na digestão. A dica fica sendo então um vinho tinto de médio corpo das uvas Carmenère, Malbec ou Tempranillo.
5. Macarrão com salsicha
O molho vermelho da salsicha fica fabuloso com vinho, segundo o sommelier. Para combinar com esse prato, uma excelente opção é utilizar um vinho tinto leve e bastante jovem, feitos com as uvas Sangiovese, Merlot ou Pinot Noir.
6. Arroz, feijão, e ovo frito
Esse deve ser o prato mais comum no Brasil. Essa combinação clássica de arroz, feijão e ovo também pode ser servida com uma taça de vinho. O vinho ideal para esse prato seria um espumante branco Brut seco.
7. Lasanha
A clássica lasanha é feita de camadas de massa com queijo, presunto e molho de tomate. Essa combinação de ingredientes exige acidez e um sabor frutado no vinho que acompanhará. O uva Barbera pode ser perfeita nessa ocasião, principalmente se o vinho vier de sua terra natal, o Piemonte.
8. Feijoada
A feijoada brasileira é gordurosa e repleta de sabores. Harmonizar com vinho pode ser um desafio, mas espumantes costumam ser uma boa opção, pois ajudam a “limpar” essa untuosidade. Escolha um Brut!
9. Pão de queijo
O pão de queijo combina muito bem com vinhos brancos. Os Chardonnay, por exemplo, tem a acidez na medida certa para limpar a untuosidade desse lanche. Fica uma delícia.
10. Almôndegas
Almôndegas costumam ser servidas com molho vermelho. Por serem normalmente fritas, exigem estrutura e o sabor intenso de tomate exige um tinto. Portanto, vinhos da casta Cabernet Sauvignon podem ser a melhor opção para harmonizar esse prato.
11. Frango asssado
O frango assado é uma carne com baixa gordura. O Pinot Noir combina perfeitamente com isso, proporcionando uma degustação leve e saborosa.
12. Filé à Parmegiana
O par perfeito do filé à parmegiana é um vinho Valpolicella. A carne desse prato pede por um vinho tinto, e o queijo encara bem um vinho bastante ácido. O Valpolicella tem todas essas características, portanto ele harmoniza muito bem com esse prato.
13. Strogonoff de Carne
O strogonoff de carne é feito com molho rosé, pouco estruturado em comparação com a carne da receita. Um vinho que tem potência e não é muito encorpado é o Malbec, que pode servir como uma boa combinação.
14. Acarajé
Esse prato untuoso necessita de um bom espumante demi-sec. Isso porque ele limpa o paladar dessas gorduras devido à sua perlage e acidez. Além disso, por ser levemente doce, ameniza a picância que o acarajé deixa na boca.
15. Salada
Por ser um alimento mais suave e leve, saladas combinam muito bem com vinhos brancos, como um Sauvignon Blanc. Só cuide para moderar no vinagre, pois essa adição não vai bem com vinho.
16. Bife acebolado
Esse prato exige um vinho tinto com bom corpo, para suportar a carne. A casta Carménère faz um ótimo trabalho aqui, pois é encorpado e contém toques herbáceos que harmonizam muito bem com cebola.
Fonte: Exame