A versão brasileira do programa de culinária MasterChef exibiu um episódio nesta terça-feira (04) que tinha foco em harmonizações com vinhos brasileiros. O local da prova era na Serra Gaúcha (em Bento Gonçalves, Farroupilha e Pinto Bandeira), região responsável pela maior da produção no país.
Caixas surpresa foram enviadas pelo Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e distribuídas para os participantes. Dentro delas, havia três vinhos: o espumante 130 da Casa Valduga, o tinto Reserva Merlot 2015 da Aurora, e o moscatel Aquarela rosé da Perini. Segundo o Ibravin, essas três vinículas foram escolhidas por representar a diversidade da vitivinicultura nacional.
Os chefs amadores do MasterChef foram desafiados a prepararem um cardápio de culinária alemã e italiana, que deviam ser harmonizados com os três rótulos apresentados. O espumante Casa Valduga acompanhou a entrada, enquanto o vinho da Aurora combinou com o prato principal; e o moscatel rosé Aquarela com a sobremesa.
Além do destaque que os vinhos brasileiros tiveram nessa prova, eles estarão disponíveis em toda quarta temporada do programa. No mercado utilizado pelos competidores, uma adega será instalada para ser utilizada em suas receitas.
A reprise do episódio de MasterChef pode ser conferida nesta sexta-feira (7), às 19h20min, pelo Discovery Home & Health, ou no domingo (9), às 21h45min.