Se eu bebi meu copo de vinho, segundo a etiqueta eu devo pedir para o anfitrião ou garçom encher pra mim ou devo fazer isso eu mesmo?
Leia também: Manual de etiqueta: quanto vinho devo servir em uma taça?
Essa dúvida é comum em momentos em que você está em jantares mais requintados, com a presença de um anfitrião ou garçom. Normalmente, uma pessoa irá abrir a garrafa e servir as primeiras taças na mesa.
Se o anfitrião for um amigo ou familiar, isso depende de cada um. Na maioria das vezes, provavelmente o costume será servir-se a si mesmo. No entanto, se alguém notar que o vinho está acabando em alguma taça, pode ser oferecido um refill, apesar dessa fala não necessariamente possa vir do anfitrião. Como todos nesse tipo de mesa se conhecem, é normal se oferecerem para ajudar.
Mas como mencionado, isso depende. Algumas pessoas podem considerar rude encher seu próprio copo sem também oferecer para outras pessoas. Se você é um hóspede e o anfitrião não oferece refills, você pode pedir educadamente invés de pegar a garrafa e se servir.
Leia também: Qual o jeito certo de segurar uma taça de vinho?
Em um restaurante, é responsabilidade do garçom reabastecer as taças de vinho dos convidados. Mas é claro que às vezes os garçons estão ocupados e, se a garrafa está ao seu alcance, não há problema em encher as taças de vinho. Além disso, talvez seja necessário se comunicar com o garçom quando a garrafa estiver vazia e se desejar outra (ou algo diferente).