Os vinhos não podem ficar fora do verão! Nessa época de calor, praia e piscina, o ideal é escolher vinhos mais leves e refrescantes. Existem opções de espumantes, vinhos brancos, rosés e até mesmo alguns tintos. Confira algumas dicas para abastecer a adega e ficar preparado para essa estação quente.
Leia também: Drink ‘Morango Refrescante’ leva espumante
Espumantes para o verão
Os espumantes são excelentes opções para o verão. São bastante consumidos nessa época no Brasil, principalmente porque as festividades de fim de ano – natal e réveillon – combinam bastante com essa bebida comemorativa e com o clima de calor.
Você pode optar pelo espumante rosé Aquarela da Casa Perini, que apresenta perfeito equilíbrio entre acidez e açúcar, contendo aroma e sabores que lembram frutas e flores. É delicioso e muito premiado. Caso prefira um brut, sugerimos o Ponto Nero Cult Brut, que harmoniza com excelência com canapés, mix de folhas verdes e risoto de aspargos. Já para os fãs de moscatel, indicamos o Garibaldi Moscatel, espumante recém premiado pela Catad’or Wine Awards, que combina com pratos típicos do verão, como frutas em calda, sorvetes, bolos, canapés, queijos, entre outros.
Vinhos brancos
Os brancos são ótimos para acompanhar aperitivos leves e frutos do mar, que são os protagonistas dos cardápios de verão.
O Aurora Varietal Chardonnay, por exemplo, harmoniza bem com pratos como risoto de frutos do mar, peixes como cação grelhado, sanduíche de atum, grelhado de frutos do mar, nhoque à romanesca e culinária mexicana, como nachos. Já o Santa Helena Reservado Chardonnay é refrescante e de boa acidez. Tem corpo e estrutura delicados, com harmoniosa combinação de sabores cítricos e pêssego.
Vinhos rosé
Os vinhos rosé chegam a ter mais a cara do verão que os espumantes. São leves, frutados e refrescantes, ideais para serem servidos gelados, com temperatura ideal entre 8ºC e 9ºC.
O Casa Valduga Naturelle Rosé Suave tem aromas com notas de frutas frescas, como morango, goiaba, pêssego, cereja e leve nuance floral. É leve e de agradável frescor, com paladar adocicado, perfeito para um dia quente. Enquanto isso, o Villa Francioni Rosé é outro que combina muito bem com a estação. É leve e delicado, com uma acidez vibrante que traz frescor e prepara o paladar para o calor do verão. Harmoniza muito bem com ostras, camarão grelhado, peixes com molhos delicados e canapés, principalmente em momentos descontraídos e festivos.
Vinhos tintos
Apesar de combinarem muito mais com dias frios, alguns vinhos tintos podem ser bebidos em temperaturas mais elevadas sem problemas. O neozelandês Brancott Estate Pinot Noir pode ser uma excelente dica. É um tinto leve e delicado, com cor vermelho rubi e aromas de frutas vermelhas, café, chocolate e leve tostado. No paladar é seco, de corpo leve, boa acidez, com final muito agradável. Pode ser servido junto com pratos de aves, carnes vermelhas e pratos a base de funghi.