De 18 de maio a 3 de junho acontece o evento do Dia do Vinho, que celebra o enoturismo e a gastronomia do país. O evento oferece programação e descontos especiais em mais de 200 empreendimentos de cinco polos produtores de vinho e uma capital estadual.
Para lançar o evento e apresentar a programação deste ano, a cidade escolhida foi Santa Maria, referência no Vale Central Gaúcho. O lançamento será no Hotel Don Rafael Cerrito, dia 9 de maio, às 17h.
Em 2018, o evento terá atrações espalhadas pelo Vale do São Francisco (BA), São Roque (SP), Itaara, Santa Maria, Silveira Martins e São João do Polêsine (Vale Central Gaúcho), Bagé, Candiota, Dom Pedrito, Itaqui e Santana do Livramento (Campanha Gaúcha), Antônio Prado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Veranópolis e Vila Flores (Serra Gaúcha – Região Uva e Vinho) e a capital gaúcha, Porto Alegre (RS).
Para conhecer a programação no local que deseja visitar, basta pesquisar no site oficial diadovinho.com.br. A gama de atrações vai da degustação de um espumante às margens do chamado Velho Chico até o saboreio do menarosto, um assado típico de aves de carne de coelho, que desde a chegada dos imigrantes italianos à região Uva e Vinho da Serra Gaúcha se prepara sobre brasas e acompanha massa, polenta e folhas rústicas. Você pode também conhecer os complexos turísticos de São Roque, no interior paulista, ou então fazer ioga e degustar sucos e vinhos em um cultivo de produtos orgânicos em Antônio Prado. Há diversas atrações para todos tipos de gostos.
Há também muitas promoções, que não ficam restritas à garrafas e taças. Hotéis e restaurantes integrados à programação também oferecerão tarifas com desconto e cardápios com pratos e preços especiais ao longo do Dia do Vinho.
Sobre o Dia do Vinho
O Dia do Vinho é realizado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), por meio do projeto Vinhos do Brasil e Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul (Seapi-RS), e pelo Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh) – Região Uva e Vinho, como resultado do Projeto Eventos Integrados e Integradores – reinterpretação da concepção de evento, fomentado pelo Ministério do Turismo. A lei que instituiu o Dia do Vinho no Rio Grande do Sul no primeiro domingo de junho de cada ano foi promulgada em 12 de dezembro de 2003. O projeto partiu do então deputado estadual Iradir Pietroski.
Fonte: Rede Pampa
Foto: Michel Marchetti.
Legenda da foto: Santa Maria, no Vale Central Gaúcho, será palco do lançamento oficial do Dia do Vinho 2018