Pode parecer complicado levar filhos – sobretudo pequenos – para uma viagem em que o foco é vinho. Muito provavelmente sequer é divertido para as crianças, nem para os adultos que precisam ficar de olho nelas. Porém, o enoturismo de Bordeaux promove justamente um passeio para a família toda.
Leia também: “Trem do vinho” em Bento Gonçalves conta com degustação
Pelo menos dez vinícolas na região encorajam a levar as crianças também, incluindo atividades exclusiva para elas. Sophie Gaillard, chefe do Office de Tourisme em Bordeaux, declara: “Em Bordeaux, vinho faz tanta parte da nossa cultura que os jovens aprendem sobre desde bem novos, inclusive sobre os perigos do álcool.”
O primeiro lugar indicado é o Château d’Agassac, que possui um terreno imenso e uma linda floresta atrás. A estrutura parece um castelo de conto de fadas, o que imediatamente surpreende e agrada as crianças. Um fosso contorna o castelo, e é habitação de patos.
Uma das torres é lugar para a degustação. Enquanto os adultos experimentam os vinhos do chateau, os pequenos recebem certificados por ter feito as atividades, além de relaxarem com um copo de suco de uva.
O Château Saint Ahon, que fica no centro da cidade Blanquefort, também tem diversos passeios e atividades diferentes. Inclui quizzes, vinhedos, excursão à cavalo, área com brinquedos e um espaço com sombra para piqueniques. O chateau é um negócio de família e eles também vendem vinhos bons e acessíveis. As crianças podem fazer degustação de sucos com frutas locais, além de colorir desenhos e brincar com jogos de perguntas.
Já o Château Soutard, possui uma estrutura que vem do século XVIII. A paisagem de lá é linda e tranquila, e o local é mais indicado para filhos mais velhos. Eles possuem um passeio dedicado apenas para as crianças: se chama Petits Cartographes, que tem duração média de 2 horas. Um guia leva os pequenos através de vinhedos e explica – através de histórias – a biodiversidade que mantém as uvas saudáveis e como eles produzem vinho.
Também é interessante mencionar o Château Bardins. Com reserva marcada, a família pode dar uma volta pelo chateau e visitar o petite menagerie, que tem coelhos e porcos. A cada ano, em Junho, eles hospedam festival medieval, que é todo colorido e animado. Nele, há barracas artesanais, pintura facial e um torneio competitivo característico do tema. Definitivamente não é um passeio comum, mas é muito agradável para as crianças.
Para adquirir os maravilhosos vinhos de Bordeaux no Brasil, clique aqui.
Referência: The Guardian.