Um container – no qual foram transportadas garrafas de vinho – passou por adaptações e virou um espaço dedicado, justamente, à bebida. A vinoteca feita a partir da estrutura de carregamento marítimo foi inaugurada no final de outubro deste ano (2024), em um hotel em Campos do Jordão, cidade do interior de São Paulo famosa pelo turismo de inverno.
A construção levou menos de seis meses para ficar pronta e está parcialmente enterrada na propriedade do Hotel Toriba. O sócio-diretor da hospedagem e arquiteto responsável pelo projeto, Aref Farkouh, revelou que o container saiu da Europa e que o carregamento de vinho foi “uma feliz coincidência” com o que havia planejado.
Na transformação, uma das laterais de metal foi retirada e substituída por uma grande janela de vidro, cuja vista dá para o jardim. O espaço também tem uma mesa central de 12 lugares, com iluminação própria. Um dos destaques fica bem acima dela: um lustre com hastes de cobre que serve como suporte para mais de 30 taças.
“Este espaço é mais uma área social do hotel. Frequentemente, promovemos jantares harmonizados e degustações de vinho em outros formatos em um dos nossos dez restaurantes, e sentimos necessidade de um espaço exclusivo para enófilos e apreciadores, para eventos eno-gastronômicos em grupos pequenos”, disse Farkouh.
A ideia, portanto, é que a vinoteca sirva de ponto de encontro para hóspedes e visitantes, além de sede para eventos privados. A programação prevista inclui happy hours e degustações, por exemplo. Para acompanhar os mais de 400 rótulos nacionais e internacionais, estarão disponíveis tábuas com queijos, frios e embutidos.
Fonte: Revista Adega
Créditos das fotos: Hotel Toriba – Douglas Fagundes