La Rioja é a região vinícola mais famosa da Espanha. Possui uma grande variedade de uvas, com destaque em Tempranillo, Garnacha e Viura. Seu estilo é bastante característico, bem marcado pelo carvalho. Os melhores produtores buscam um equilíbrio perfeito entre a fruta e a madeira, produzindo vinhos que estão entre os melhores do mundo.
Leia também: Nessa maratona, corredores bebem vinho e comem queijo durante a prova
Para visitar as vinícolas citadas, é necessário agendar com antecedência. Porém, se desejar não fazer o tour, ainda é possível conferir apenas as tendas das vinícolas e comprar seus vinhos.
Bodega Baigorri
Na cidade de Samaniego e nos pés das montanhas Sierra de Cantabria, fica a bodega Baigorri. Ela tem uma estrutura em forma de cubo feita de zinco e vidro, que fica no topo de uma colina, e possui oito níveis abaixo da terra. É um lugar onde o visitante pode admirar a produção do vinho. A bodega foi projetada pelo arquiteto Iñaki Aspiazu, levando em conta a gravidade como principal aliado, evitando a utilização de bombas e maquinaria que pudesse causar dano as uvas.
O tour completo pela bodega explica desde a colheita até o processo de elaboração da bebida. No final, você pode desfrutar do restaurante da vinícola, com um menu harmonizado com vinho.
Bodega Ysios
Nomeada em homenagem aos dois deuses egípcios, Isis e Osiris, a bodega Ysios é localizada aos pés da Sierra Cantabria. É um gigantesco edifício projetado por Santiago Calatrava, com um telhado ondulado de quase 200 metros que simula a silhueta das montanhas que estão ao fundo. Em frente à entrada principal, a lagoa é coberta com trencadis brancos, técnica de mosaico modernista especialmente usada por Gaudí.
A uva que é o foco dessa vinícola é a Tempranillo.
Bodega Marques de Riscal
A bodega Marques de Riscal foi construída em 1858, uma das mais antigas da região. Em 2006, o arquiteto canadense Frank O. Gehry projetou para a vinícola o complexo Ciudade Del Vino, que possui cobertura de titânio com desenhos e silhuetas em ondas. É uma das marcas mais conhecidas de La Rioja, a cerca de 30 minutos de carro de Haro, em Cenicero.
Essa bodega também é um hotel e um restaurante famoso, que valem muito a pena a visita.
Bodega Valdelana
À primeira vista, a bodega Valdelana parece pequena e simples. Porém, ela possui uma porta de confessionário que leva a um subsolo, onde há um mini museu com os equipamentos usados antigamente na produção do vinho e uma pequena capela.
A família Valdelana cultiva suas vinhas na comuna de Elciego desde o século XVI, disseminando na região sua paixão pela vinha e pelo vinho.
Referências: VinhoEtc, Bodegas Baigorri