Harmonizar vinho e chocolate não é uma tarefa exatamente fácil. Por causa de vários aspectos, o sabor do vinho e do chocolate podem competir pelo protagonismo no paladar e um atrapalhar o sabor do outro. Além disso, há uma gama enorme de rótulos de vinhos e de chocolates. Portanto, organizamos esse post para ajudar quem quer combinar essas duas delícias.
Leia também: Saiba como harmonizar 7 gulodices com vinho
Chocolate ao leite
Esse tipo de chocolate geralmente é o mais doce e o mais untuoso, portanto, o mais fácil de harmonizar com vinho. O vinho mais recomendado são os tintos de colheita tardia, pois possuem uvas que permanecem mais tempo na videira, ou seja, são bem doces. Tente experimentar com o vinho Anselmann Gewürztraminer Spatlese.
Clique aqui para adquirir o seu vinho Anselmann Gewürztraminer Spatlese.
Chocolate branco
O chocolate branco também é muito untuoso e doce, com o forte sabor da manteiga de cacau. Ele vai bem com espumantes moscatéis, como o próprio Terranova Moscatel, ideal para ser degustado no verão e que possui um aroma floral, agradável e fácil paladar.
Clique aqui para adquirir o seu espumante Terranova Moscatel.
Chocolate amargo
Por causa da amargura desse chocolate, é um pouco complicado de harmonizá-lo. O ideal é optar por um vinho do Porto, como o Porto Messias Ruby, que também combina bem com chocolates trufados. As especiarias nesse tipo de vinho funciona muito bem com altas porcentagens de cacau.
Clique aqui para adquirir o seu vinho Porto Messias Ruby.
Chocolate com castanhas
Menos comum que os tipos citados anteriormente, porém ainda muito degustado, há o chocolate com castanhas. Ele pede um vinho marcante e de paladar aveludado. Nesse caso, um licor tannat é uma boa opção, mas o Porto Messias Ruby também é a escolha certa.
Clique aqui para adquirir o seu vinho Porto Messias Ruby.
E chocolate com vinho seco?
Essa é a harmonização mais difícil de fazer, já que o doce do chocolate costuma a deixar o vinho extremamente amargo. É preciso ter muito cuidado! Para isso, seguem algumas dicas:
- Vinhos tintos com mais açúcar residual harmonizam com chocolate amargo. O recomendado é procurar por vinhos com 10 a 60 gramas de açúcar por litro, e das uvas Syrah, Zinfandel ou Malbec.
- É mais provável que sobremesas a base de chocolate (bolos, cheesecake e mousses) tenham gordura suficiente para neutralizar a amargura do vinho e do chocolate. Nese caso, Syrah, Chianti e Merlot estão entre os melhores escolhas para harmonizar.
Referências: Viva o Vinho, Vinhos de Hoje