Pelo quinto ano consecutivo, a marca Casillero del Diablo foi destacada globalmente pela prestigiada consultoria inglesa Wine Intelligence, sendo reconhecida como a segunda marca de vinho mais poderosa do mundo e a primeira da América Latina.
A Wine Intelligence apresenta anualmente o Global Wine Brand Index. Neste último relatório, foram entrevistados mais de 25 mil consumidores de vinho dos 25 países mais relevantes do setor. Isso representa 439 milhões de consumidores regulares de vinho em todo o mundo.
Leia também: Navio afundada na primeira guerra pode esconder vinho avaliado em milhões
Além de Casillero del Diablo manter a posição do ano passado, a marca conseguiu aumentar seu índice total de avaliação, passando de 44,1 pontos obtidos em 2021 para 45,8 pontos alcançados em 2022. Esse ranking é baseado na conexão que as marcas têm com os consumidores.
Foram utilizados seis métodos de mensuração, dentre os quais “reconhecimento da marca”, “compra lembrada nos últimos três meses”, “mensuração da conexão da marca relacionada à afinidade e recomendação do produto”, entre outros aspectos.
Esta força é endossada pelos números expressivos de Casillero em âmbito global e no mercado brasileiro. No país, a marca cresceu 20% em volume de vendas em 2021, de acordo com dados da VCT Brasil, braço da Concha y Toro no país. Globalmente, Casillero del Diablo e suas extensões de linha se destacaram também pelo bom desempenho no ano passado, com crescimento de 8,7% e volume de 7,2 milhões de caixas, segundo informações da vinícola.
Suas campanhas de marketing são conhecidas mundialmente pelo tom ousado e original. Recentemente, a marca nomeou o ator chileno Pedro Pascal como seu embaixador global – famoso pelos papéis em Game of Thrones, The Mandalorian e Mulher Maravilha 1984, entre outros – reforçando a lenda que gira em torno de sua história, de que os vinhos Casillero são protegidos pelo próprio “Diablo”.
No Brasil, Casillero del Diablo é a marca mais forte e mais lembrada da categoria de vinhos importados, segundo dados da Kantar, reconhecimento que é consequência do foco e consistência em comunicação e construção de marca no mercado.
Localmente, além do lançamento da campanha Wine Legend, com Pedro Pascal, a marca vem apresentando também diferentes campanhas para as diferentes sazonalidades, como por exemplo a parceria com o Chef Fogaça no Inverno de 2021, e a plataforma de conteúdo com digital creators no Verão de 2022 com o objetivo de divulgar sua linha de vinhos brancos e rosés, e incluir esses rótulos em mais ocasiões de consumo.
“Casillero del Diablo é uma marca icônica a nível mundial, que tem a missão de surpreender e encantar os consumidores. E é justamente isso que buscamos incansavelmente fazer aqui no Brasil também, através de ações criativas e diferenciadas para nossos consumidores”, afirma Pietro Capuzzi, diretor de marketing da Concha y Toro no Brasil.