A Wine Intelligence divulgou uma nova lista das marcas de vinho mais poderosas do mundo, mostrando também quais foram os desafios que mexeram com a lista depois da pandemia.
Leia também: Produção francesa de vinho pode ser historicamente baixa em 2021
A lista chamada de Global Wine Brand Power é baseada no feedback de mais de 25 mil consumidores de vinho em 25 mercados.
Os dois primeiros lugares permanecem os mesmos que os anos anteriores, com Yellow Tail e Casillero del Diablo liderando. Porém, houve uma “erosão” do valor da marca em toda a indústria decorrente da interrupção dos padrões de compra e consumo experimentados durante a era Covid.
Lulie Halstead, CEO da Wine Intelligence, comentou sobre isso: “Foi um ano desafiador para as marcas. Embora as convencionais tenham se beneficiado de uma mudança do consumidor para nomes testados e confiáveis, em geral, as marcas de vinho perderam terreno em termos de conexão com os consumidores. Eles não estavam andando entre as gôndolas de vinho com tanta frequência e tinham outras coisas em suas mentes nos últimos 12 meses”.
Ela adiciona que “À medida que emergimos de bloqueios para um ambiente de compras mais estável, o principal desafio para proprietários de marcas de vinho bem-sucedidas será restaurar as conexões positivas fundamentais que impulsionaram suas marcas a um sucesso tão generalizado no cenário mundial.”
Isso inclui coisas como “ser relevante em ocasiões de vinho mais tradicionais, assim como nas novas da era Covid; estar disponível nos canais de distribuição que estão se tornando mais populares e procurando o papel de um público global que parece estar em busca de tranquilidade e entusiasmo em igual medida.”, diz ela.
Em comparação com o índice de 2020, o deste ano mostra um declínio abrupto e generalizado em pontos avaliados pela consultoria como: como recall de compra, afinidade, recomendação e consideração de compra futura – em outras palavras, a força vital do sucesso e valor da marca no futuro a longo prazo.
Paradoxalmente, como esse efeito foi tão disseminado, as mudanças relativas nas principais marcas em mercados individuais e em nível global foram relativamente insignificantes.
A lista das 15 marcas de vinho mais poderosas de 2021
- Yellow Tail
- Casillero del Diablo
- Jacob’s Creek
- Gallo
- Barefoot
- Gato Negro
- J.P. Chenet
- Mouton Cadet
- Santa Carolina
- Torres
- Lindeman’s
- Frontera
- Beringer
- Robert Mondavi
- Campo Viejo