Não são só os trabalhadores das vinícolas que colhem as uvas. Alguns animais as vezes também se aventuram nos vinhedos para roubarem as deliciosas uvas. Vinícolas ao redor do mundo são surpreendidas pelo “ataque” dessas criaturinhas. A revista internacional sobre vinhos, Decanter, selecionou 5 animais que são ladrões de uvas viníferas. Confira abaixo!
Leia também: Aprenda a fazer a degustação de um vinho
Ladrão procurado nº1: Guaxinim – Alemanha
Os guaxinins sequer são nativos da Alemanha. Eles foram introduzidos no país pelo chefe da força aérea nazista Hermann Goering em 1934, pois ele achava que a Alemanha não tinha animais silvestres o suficiente. A criaturinha é altamente adaptável, sem predadores naturais e condições geográficas ideais. Eles se reproduzem que nem coelhos, destruindo a agricultura e revirando as lixeiras por aí – talvez você já tenha visto algo sobre a “fama” deles em algum filme.
Uma vez, em 2005, a devastação de guaxinins atingiu um recorde histórico. Eles destruíram uma colheita inteira de uvas na região de Brandemburgo, ao oeste de Berlim. São bichinhos bem famintos!
Ladrão procurado nº2: Javali selvagem – Toscana
A grande e crescente população de javalis selvagens tem sido um desafio para os vinhedos de Toscana. Esses animais contam com mais de 150.000 só na região de Toscana. Gênova chega a ter javalis urbanos que vasculham lixo. São poucos os predadores para controlar esses números. Os javalis, animais de 80 a 100kg, vagueiam em bandos para afastar os lobos, comendo as uvas e achatando videiras.
Ladrão procurado nº3: Babuínos – África do Sul
Os babuínos sul-africanos são criaturas bem espertinhas. Eles devoram apenas as melhores uvas: somente as mais doces como a Pinot Noir e Chardonnay são os alvos deles. Eles provam cada cacho e, se for muito azedo para o paladar deles, jogam tudo no chão.
Mesmo antes das uvas terem chance de crescer, os babuínos chegam e mastigam-os jovens, deixando apenas a terra batida para trás. As vinícolas da África do Sul precisam fazer muros bem altos para manter os babuínos longe de seus vinhedos.
Ladrão procurado nº4: Veados – América do Norte
As videiras são o alimento ideal para os veados, são frutas doces com folhas fibrosas. Por serem uma grande população, os proprietários de vinhedos inventam o que podem para proteger suas uvas. Sprays repelentes de animais e sprays de suco de alho são alternativas para mantê-los longe.
Ladrão procurado nº5: Pássaros
No mundo todo, os pássaros são o pesadelo dos proprietários de vinhedos. Nesse caso, as videiras são protegidas com alguma cobertura, como redes. Ou então as aves podem ser mantidas longe com ruídos bem estridentes e irritantes.
Fonte: Decanter, 2015. Acesso em:16/09/2018.