“Vinho seco” e “vinho suave” são termos comuns de serem encontrados em fichas técnicas de vinho. Mas você sabe o que realmente significa?
Leia também: Como conservar o vinho depois de aberto?
Quando o vinho é suave, quer dizer que os seus taninos estão maduros, e se percebem com uma textura macia, delicada. Entretanto, no Brasil é comum chamá-lo assim quando se refere a vinhos com conteúdo de açúcar residual presente, o seja, quando o suco de uva não fermentou e o vinho mantém a presença de açúcar natural da uva, que entrega um sabor levemente doce.
Os vinhos suaves podem ser identificados no rótulo e, facilmente, encontrados em supermercados. Esse tipo de vinho geralmente é a preferência do consumidor iniciante, que ainda não está acostumado com o sabor do vinho seco.
O vinho seco é o chamado vinho fino de mesa, e é elaborado com uvas nobres, como Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay, entre outros da espécie vitis vinífera. Eles são feitos com baixo teor de açúcar, naturalmente da uva, e chega a ter 3,5 gramas de açúcar por litro.
Está procurando um lugar prático de tirar suas dúvidas sobre termos de vinho? Confira o nosso glossário, com mais de 100 termos!