As pessoas costumam a pensar que todos os vinhos são veganos, por imaginarem que eles são feitos só de uva. Porém, há outros ingredientes que são utilizados na maioria dos rótulos – não todos – e alguns deles são provenientes de animais. Apesar disso, existe sim rótulos que são 100% veganos.
Leia também: Harmonizando vinho com comida vegetariana ou vegana
Veganismo é… uma filosofia de vida, um movimento a respeito dos direitos animais. Devido a essa ética, os veganos mantém uma dieta livre de qualquer alimento que tenha origem animal, como carne, ovos, mel e laticínios. A definição oficial de veganismo é: “uma forma de viver que busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais, seja para a alimentação, para o vestuário ou para qualquer outra finalidade”.
Que produtos de animais são usados no vinho?
Esses produtos listados abaixo são tradicionalmente usados no processo de clarificação do vinho. Esse processo ocorre quando um vinho jovem está turvo, o que acontece normalmente, e contém alguma matéria orgânica como tanino ou proteína. Os fabricantes, então, clarificam o vinho manualmente em vez de esperar até que isso ocorra naturalmente.
- Caseína (proteína do leite)
- Chitina (fibra proveniente de conchas de crustáceos)
- Albumina de ovos
- Óleo de peixe
- Gelatina (proteína proveniente de água fervente com partes animais)
- Cola de peixe (gelatina de membranas de barriga de peixe)
A maioria dos vinhos não contém isso no rótulo. Portanto, quando um vinho não tiver um mercador específico avisando que é vegano, ele foi feito utilizando produtos de origem animal.
Quais vinhos são veganos?
São inúmeras as vinícolas que tomam cuidado com o meio-ambiente. A gaúcha Casa Perini, por exemplo, utiliza em seus vinhedos o processo sustentável chamado TPC (Thermal Pest Control), que garante maior sanidade as uvas e redução do uso de agentes químicos. A sustentabilidade é importante no mundo do vinho, porém, esses cuidados também não são o suficiente para chamar um vinho de vegano.
Para o vinho ser considerado vegano, ele precisa utilizar métodos de clarificação alternativos, como argila de bentonita, pedra calcária, argila de caulim, caseína de planta, gel de sílica e placas de vegetais.
Há vinícolas que não utilizam compostos de fonte animal na produção de seus vinhos e muitas vezes estampam no rótulo a expressão “vegan friendly”. Entretanto, não são todas que fazem isso. Para verificar se um vinho é vegano, a sugestão é dar uma pesquisada primeiramente na internet, ou então questionar o vendedor sobre isso.
Referências: Revista Encontro, Meu Vinho, Winepedia, Wikipédia. | Foto: Shutterstock