Quando você está começando a beber vinhos, é fácil de entender qual a diferença entre tintos, rosés, brancos, espumantes… Porém, as classificações dentro destes vinhos podem parecer confusas. Pode ser difícil entender a diferença entre espumantes e frisantes ou os tipos de vinho do Porto. Outros que geram dúvidas são os vinho suave e meio-doce.
Leia também: Quais as principais uvas brancas utilizadas em vinhos?
O que um vinho suave?
O que caracteriza um vinho suave é a quantidade de açúcar que ele contém. São bebidas mais adocicadas, que costumam a agradar quem está iniciando no mundo dos vinhos.
Costumam a ser produzidos a partir de uvas de mesa como Concord, Herbermont e Niagara. Todavia, alguns produtores trabalham com uvas mais nobres, conhecidas como uvas viníferas, como Cabernet Sauvignon, Pinot Noir e Chardonnay.
A classificação brasileira confere que vinhos suaves precisam conter acima de 25 gramas de açúcar por litro, ou seja, mais que cinco vezes que os vinhos secos.
O vinho suave costuma a ser confundido com vinho de sobremesa, que também são coisas diferentes. No processo de produção, muitos vinhos suaves recebem adição de açúcar de cana ou de beterraba. Já o vinho de sobremesa tem um alto teor de açúcar natural, devido a características específicas do processo de produção, com a alta maturação da uva no vinhedo, antes da colheita.
Vinhos suaves geralmente combinam com ocasiões descontraídas e relaxantes. São difíceis de harmonizar por causa da alta quantidade de açúcar, podem ser consumidos com sobremesas, pratos agridoces ou queijos azuis para fazer contraste.
Exemplo de vinho suave: Casa Valduga Naturelle Branco Suave
O que é um vinho meio-doce?
Na classificação brasileira, o vinho meio-doce tem de 4g/l a 25g/l. Alguns possuem menor nível de açúcar, que podem lembrar o vinho seco, enquanto outros possuem alto nível de açúcar, com sabor similar ao vinho suave. O açúcar encontrado nos vinhos meio-doce podem ser tanto da própria uva quanto por adição de açúcar de cana no mosto.
Vinhos meio-doce costumam ser bem frutados, remetendo a frutas vermelhas e flores, com poucos aromas mais torrados.
Ou seja…
A característica marcante que diferencia esses dois tipos de vinho é a quantidade de açúcar. É bom lembrar que essa característica não tem a ver com a qualidade do vinho, apenas marca um estilo de produzi-lo, que agrada paladares diferentes.