Reserva e Reservado são termos que podem ser encontrados em rótulos de vinhos, na maioria das vezes até em destaque. Parecem termos importantes, mas nem todo mundo sabe que existe uma diferença entre os dois. Além disso, é muito comum nos confundirmos com palavras tão parecidas, mas é fundamental entender antes de adquirir a garrafa.
Leia também: Qual o correto, champagne ou espumante?
O vinho Reserva
O termo Reserva indica um vinho que passou por certo período de amadurecimento em barris de carvalho e envelhecimento na própria garrafa. O estágio em barris de carvalho contribui para que o vinho adquira aromas, sabores, estrutura, longevidade e até mesmo taninos. É aí onde o vinho reduz ou equilibra a acidez e adstringência.
Não há uma regra exata para o período que o vinho deve permanecer em barris de carvalho para receber essa nomenclatura. Cada país possui uma legislação diferente. Países como Chile e Argentina, por exemplo, são mais flexíveis quanto ao tempo. Já na Espanha, o termo reserva se refere a vinhos que têm como regra amadurecer 36 meses, sendo pelo menos 12 deles em barricas e os outros 24 na garrafa, antes de serem comercializados.
Na Itália existe o termo Riserva que também é controlado por uma legislação, onde, como regra, o vinho tem de amadurecer por pelo menos três anos antes de ser comercializado.
O vinho Reservado
O Reservado possui um significado diferente. Eles são os vinhos de entrada das vinícolas, pois esses rótulos são frutados e não tem obrigatoriedade de passar por barris de carvalho, apesar de alguns receberem esse processo. Eles são mais simples e sem complexidade. São produzidos em grande quantidade e, portanto, costumam a ser mais baratos que os Reserva. São exemplares em que toda a safra terão o mesmo padrão, ou seja, mantém sempre equilíbrio.
Resumindo…
- Reserva: vinho que passou por algum período de amadurecimento em barris, além do envelhecimento na garrafa.
- Reservado: vinho simples, sem complexidade e geralmente sem estágio em barricas de madeira.
Depois desses, existe o Gran Reserva, que pode também causar confusão. Este, por sua vez, costuma ser o melhor vinho produzido na vinícola em que foi fabricado.
Em um ranking de qualidade de rótulo, você pode conferir na ordem abaixo: