Você já ouviu falar que uma taça de vinho tinto equivale a uma hora de academia? Esse mito repercutiu em 2012 e até hoje ainda é replicado pelas pessoas. Mas como surgiu? É realmente verdade? É disso que trataremos abaixo.
Leia também: Mitos sobre vinhos que você precisa parar de acreditar
Um estudo da Universidade de Alberta publicado em 2012, publicado no Journal of Physiology, descobriu que o resveratrol, composto natural presente no vinho tinto, pode melhorar o desempenho durante a prática de exercícios, além de melhorar as funções cardíacas e em pacientes com diabetes. Até mesmo o diretor do estudo, Dr. Jason Dyck, relatou que estava entusiasmado com o potencial de criar “pílulas de ginástica” à base de resveratrol, já que os resultados foram mais do que positivos… só que em ratos.
Quando a mídia divulgou o estudo, ele não foi muito bem interpretado. Devido ao impacto do estudo, a Universidade de Alberta emitiu um atualização e esclarecimento quanto à interpretação dos resultados, que ainda é divulgado na mídia como verdadeiro.
A nota diz: “Vinho tinto não é desculpa para não ir à academia, ponto final. […] O estudo não preconiza evitar o exercício; em vez disso, Dyck diz: ‘Eu acredito que o resveratrol poderia ajudar populações de pacientes que desejam se exercitar, mas que são incapazes fisicamente. O resveratrol poderia […] melhorar os benefícios da quantidade modesta de exercício que eles podem fazer’.”
O Dr. Jason Dyck acrescenta: “Para que o resveratrol do vinho tinto tivesse o mesmo efeito que uma hora na academia, você teria que beber até 1.000 garrafas por dia”. Ou seja, é inviável considerar o vinho um substituto, ainda mais que o consumo excessivo de álcool pode levar a uma série de problemas de saúde, enquanto exercícios regulares são amplamente reconhecidos como benéficos. Cada um desses elementos impacta o corpo de maneiras diferentes e não pode ser diretamente comparado de forma simplista.
Sendo assim, não existe substituto para os benefícios físicos e mentais obtidos através do exercício físico regular. O vinho tinto, quando consumido com moderação, pode oferecer alguns benefícios à saúde, mas não deve ser considerado uma alternativa para a atividade física.
A prática regular de exercícios físicos é fundamental para manter a saúde cardiovascular, fortalecer os músculos, melhorar a flexibilidade e a resistência, e também para ajudar no controle do peso. O vinho tinto, por outro lado, quando consumido com moderação, pode ter alguns efeitos benéficos para a saúde do coração devido aos antioxidantes que contém, mas não deve ser considerado uma forma de melhorar a saúde física de maneira geral.
Portanto, substituir uma hora de exercícios por uma taça de vinho tinto não é uma troca equivalente em termos de saúde e bem-estar. É importante manter um equilíbrio saudável entre uma dieta equilibrada, atividade física regular e o consumo moderado de álcool, se for escolhido. Se você estiver considerando fazer mudanças em sua rotina de saúde, é sempre aconselhável consultar um profissional de saúde qualificado para obter orientações personalizadas e adequadas.