Champagne, França, é uma região muito aclamada para os fãs de vinho. Durante a DFWE 2017 (Decanter Fine Wine Encounter 2017), a Decanter falou com produtores e descobriu os 10 melhores restaurantes para visitar em Champagne. O resultado foram lugares luxosos com ótima culinária harmonizada com vinho. Confira:
1. L’Assiette Champenoise
Tradução literal de “o prato de Champagne”, esse restaurante resume a alta gastronomia da região. O chef é Arnaud Lallement, uma legenda local, que elevou seu restaurante para o status de 3 estrelas em Michelin. “Cozinha excepcional, que merece uma jornada especial”, elogiou o Michelin Guide 2017, também comentando sobre o catálogo excelente de vinhos.
As refeições principais do L’Assiette Champenoise incluem lagostas azuis e trufas brancas. É o favorito entre os produtores de Champagne, e você pode encontrá-lo na vila de Tinqueux.
2. Café du Palais
Outra instituição gastronômica em Reims, o Café du Palais tem servido clássicos franceses desde 1930. Ao longo dos anos, tem apresentado concertos, exibições de filmes e desfiles.
Seu interior é histórico, mostrando pinturas, música e paredes teatrais, até mesmo um teto de vidro estilo Art Deco de 1928, que exibe os céus. A seleção de champagnes deles também é bem magnífica, começando com uma garrafa de apenas €22. Convenientemente, o restaurante fica próximo a Catedral de Notre Dame.
3. Le Grand Cerf
Outro restaurante premiado por Michelin, que foi destacado pela sua lista de vinhos particularmente interessante e pelo uso de ingredientes finos. Na sala de jantar, janelas vão do chão ao teto, exibindo um jardim enorme e complementando o interior com tema de natureza, refletido no amadeirado moderno.
Equanto o sommelier lida com suas necessidades sobre o vinho, Dominique Giraudeau oferece uma cozinha temporal. A indicação é o menu especial de trufas que fica disponível durante a temporada de inverno.
4. Racine
Racine é um restaurante que funde culinária francesa e japonesa, comandada pelo chef Kazuyuki Tanaka e sua esposa de Borgonha, Marine. O chef Tanaka mistura tradições culinárias e sabores com especialidade, ganhando estrelas Michelin para Racine. O Michelin Guide 2017 diz que o seu menu é “vivo, delicioso e muito bem feito”, com um catálogo de vinho para harmonizar.
A localização não fica muito longe da Catedral de Notre Dame. É um ambiente pequeno que cabe mais ou menos 20 pessoas – portanto agendar é necessário.
5. Le Parc, Les Crayères
Le Parc possui duas estrelas em Michelin. Os inspetores da Michelin escreveram que a experiência deles no jantar foi “excepcional”. É criado pelo chef talentoso Philippe Mille, chef Yoann Normand e sommelier Philippe Jamesse – um especialista em Champagne tão renomado que até possui uma coleção própria de vinhos Lehmann rotulados com o nome dele.
6. Les Grains d’Argent
Les Grains d’Argent é um hotel botique independente, com um restaurante gourmet. Ele se localiza em Dizy, entre Relms e Épernay. Chega a ser 3km de distância das vinícolas de Moët et Chandon e Perrier-Jouët.
O restaurante é comandado pelo chef Frédéric Simonin, cujos pratos de assinatura são escargot de champagne com cogumelos, molho de bacon e ratafia. Sua lista de vinhos é planejada pela especialista Annabelle Hazard.
7. Hotel d’Angleterre
Apesar de Reims e Épernay serem mais conhecidas, Châlons-en-Champagne é uma capitão histórica, exatamente onde fica o Hotel D’Angleterre, respeitado pelos padrões altos do chef Jérome Feck. Chef que costumava a ser bombeiro, ele já passou por diversos estabelecimentos. No Hotel D’Angleterre, ele serve delícias como vieiras com molho de choron e perdiz assado com amendoim.
8. Le Millénaire
Le Millénaire é um restaurante com estrelas Michelin e desenhado pelo arquiteto Rémois Giovanni Pace. Existem três espaços para refeições espalhados por dois níveis, que, embora bastante pequenos, são leves, espaçosos e de ponta graças à experiência de Pace. Espere por tons de madeira dourados emparelhados com paredes brancas e toalhas de mesa.
Os chefes Laurent Laplaige e seu filho Thibault trabalham juntos na cozinha, criando uma “cozinha deliciosa e completamente moderna”, de acordo com os inspetores do Michelin. De domingo a quinta-feira, você pode desfrutar de três pratos por 37 euros.
9. Brasserie du Boulingrin
Este estabelecimento é supostamente o local da mais antiga cervejaria em Reims, satisfazendo os apetites dos habitantes de Champanoise desde 1925. Hoje em dia é uma elegante brasserie Art Deco, espalhada por dois andares e com vista para o Place de République.
O menu é especializado em pratos tradicionais regionais e frutos do mar, que chegam frescas todas as manhãs. Se ostras e Champagne é o que você quer, não precisa mais procurar.
10. Le Foch
Le Foch é um estabelecimento de gerência familiar, liderado pela dupla de marido e mulher Jacky e Corinne Louaze – você encontrará seus nomes orgulhosamente embutidos no toldo da entrada.
Corinne dirige a frente da casa, enquanto Jacky é o chef talentoso – elogiado pelos inspetores da Michelin por seu “repertório culinário inventivo” e “produção premium”. Incluindo mexilhões Mont Saint-Miche, vitela, ostras, foie gras e até pervincas. O Michelin também classificou a lista de vinhos como “excelente”.
Fonte: Decanter