Vinhos possuem aromas, sabores e variedade de cores. A região onde a uva é plantada influencia no resultado final de uma garrafa, e essa região é chamada de “terroir“. Terroir é uma palavra francesa sem tradução literal para o português, mas que define todos os fatores que influenciam a vitivinicultura, como solo, clima, posicionamento geográfico do local, relevo, manejo do solo, uva cultivada e processos realizados na cantina para produzir o vinho.
Leia também: O que significa Novo Mundo e Velho Mundo?
Para começar, a maioria das uvas não conseguem ser cultivadas em qualquer terreno. Assim como outros tipos de plantas, elas tem uma certa “preferência” de crescerem em um lugar com fatores específicos. A uva Sauvignon Blanc, por exemplo, expressa melhor as suas características em regiões com clima mais ameno, que ajuda a preservar a sua acidez. A Tempranillo, por outro lado, se comporta bem sob variadas temperaturas, mudando suas características de acordo com cada região.
Vinhos da mesma região podem ter sabores distintos por causa do terroir
A altitude é um fatores que pode proporcionar efeitos na temperatura. A cada cem metros de altitude, a temperatura diminui 0,6ºC. Além disso, a altitude e a inclinação em que os vinhedos são plantados melhoram a exposição solar da videira, contribuindo para a fotossíntese e maturação dos cachos de uva.
As uvas plantadas em altitude apresentam uma maturação fenólica maior com mais taninos que irão proporcionar uma maior estrutura ao vinho.
O solo do terroir e o sabor
O clima não é a única coisa que diferencia um terroir de outro. Solos diferentes podem fazer uvas diferentes. O solo fornece os nutrientes e a água para o desenvolvimento da uva. O sommelier Alessandro Teixeira de Souza, de São Paulo, deu um exemplo: “Os solos argilo-calcário tem uma retenção de água da argila e frescor característico. Resultam em vinhos mais elegantes e delicados”.
A argila contribui com o corpo do vinho e com a finesse. O solo arenoso contribui com boa drenagem, retém calor e tem boa resistência a pragas. Já o solo calcário possui excelente drenagem e aumenta a acidez das uvas. Os solos rochosos facilitam a drenagem de água sobre o solo e retém calor, normalmente resultando em vinhos mais encorpados.
Como o terroir pode dar uma boa safra?
Várias coisas influenciam na qualidade de uma safra, incluindo o plantio da uva e o manejo do campo. O posicionamento do vinhedo, tipo de condução da videira, irrigação e solo precisam estar também em harmonia. Todo o processo do vinho precisa ser bem planejado e manejado, dando uma safra sensacional como resultado.
Referências: TNOnline, Blog dos Vinhos