Vamos começar com uma má notícia: essa harmonização é bem difícil de fazer. Porém, por ser um prato típico brasileiro, é muito comum que as pessoas busquem por fazer essa combinação. De algum jeito, dá pra fazer.
Leia também: Aprenda a fazer carne assada com vinho e cravo
A feijoada brasileira é feita com feijão preto, carnes suína e bovina (como carne seca, lombo, costela, pé, orelha, rabo, baio, linguiça e língua de boi) e bastante temperado com pimenta, cebola, alho, azeite e louro. Além disso, normalmente é servida com arroz e farofa, sem falar que algumas pessoas comem com fatias de laranja, couve e molho de pimenta.
Com tantos ingredientes e variações possíveis, a feijoada tem um alto nível de sabor, aroma, sal, gordura e amargor. Encontrar algum vinho que suporte tudo isso é uma tarefa árdua, mas temos algumas dicas que podem ajudá-lo.
Espumante tinto: Apesar de não ser muito comum, o espumante tinto pode ser adequado à combinação. Isso porque eles têm os taninos dos tintos agregados à acidez alta dos espumantes, o que combina muito bem com pratos gordurosos e com certo amargor, como a feijoada.
Vinhos tintos: Já que não é todo mundo que gosta de espumante tinto, um vinho tinto pode resolver. Os Syrah e Tannat podem dar certo, pois têm taninos defumados e macios, além da acidez, que combina com a gordura da feijoada. Tintos sul-africanos são conhecidos por serem ricos em especiaria e boa acidez, portanto também podem ser uma boa escolha para a harmonização.
Vinhos brancos: É muito difícil combinar feijoada com vinho branco. O que pode dar certo são os vinhos do tipo Alvarinho, português, preferencialmente amadeirados, para harmonizar com a complexidade de uma feijoada.
Já comeu feijoada bebendo vinho? Que combinação você fez? Conta pra gente!
3 comentários
Ola, para mim a melhor combinação com a untuosidade das carnes da feijoada e o feijão preto bem cozido é o espumante brasileiro, preferencialmente o brut. Tem a acidez e a doçura perfeita para este “embate”.
Tente um monocasta Baga da região da Bairrada, Portugal
Eu tenho usado o espumante brut para acompanhar a feijoada. Entre as experiências que fiz, foi a que melhor combinou. A acidez do espumante “limpa” a boca e reduz um pouco a sensação da gordura da feijoada. Ainda não experimentei com o espumante tinto. Deve ser bom também. Um abraço.