Existem pratos populares que são bastante presentes nas mesas de almoço e jantar dos brasileiros. Feijão e arroz, por exemplo, se trata de um prato muito comum no Brasil, que nem todo mundo pensa em combinar com vinho. Não é só porque é um prato simples, que você não deva fazer essa harmonização.
Leia também: Berinjela ao vinho tinto
Em entrevista ao G1, o sommelier Gilson Rosa deu dicas de como combinar pratos do dia a dia com vinhos. E todas opções de comida e vinho vão te deixar com água na boca!
Pão com linguiça + vinho lambrusco
Pão com linguiça pode ser um lanche ou uma janta simples, mas pode se tornar mais sofisticado ao acompanhar um vinho.
Para combinar com o vinho, o sommelier recomenda usar linguiça caseira temperada e cebola roxa, que tem um sabor adocicado e vai garantir que tudo combine.
“Apesar de algumas pessoas acharem que lambrusco é uma categoria, ele é um vinho frisante italiano que é ótimo para quem quer começar a conhecer vinhos porque tem custo benefício bom e é doce, mas só com frutose [doçura natural da fruta], sem adição de açúcar”, conta ele.
“Normalmente se pensa em uma cerveja ou caipirinha e por que não um vinho? O pão neste caso entra como limpador do paladar. A cebola roxa é a cebola que mais tem açúcar e ameniza o salgado de linguiça”, explica.
Macarrão com molho branco + vinho chardonnay
O molho branco tem origem francesa, chamado de béchamel. Ele harmoniza muito bem com vinhos chardonnay.
“O vinho chardonnay brasileiro tem mais acidez de frutas brancas, como a maçã verde, a pera e o abacaxi. Para harmonizar bem com o macarrão, que é pesado, não pode ser um sabor que fique ‘apagado’ diante de tanto queijo”, explica Gilson.
Para acertar na receita, além usar queijo parmesão fresco (para não endurecer), é recomendado um pouco de noz moscada para finalizar. “Às vezes é um detalhe que vai fazer toda a diferença no seu prato”, revela.
Arroz e feijão + vinho carmenère
Não dá para pensar em comida brasileira sem lembrar do arroz e feijão. Apesar do alimento comum, ele casa muito bem com vinho. A dica do especialista é um vinho que tenha sido feito com a uva carmenère.
“Um carmenère tem aroma de frutas vermelhas e uma coloração profunda. Para combinar bem com esse prato, é preciso tomar cuidado com os temperos. É preciso estar bem temperado, mas atenção com o alho, que é vilão da harmonização porque ele domina outros sabores”.
Lasanha ou frango frito?
Lasanha, massas e até mesmo um frango frito podem harmonizar com vinho.
“A lasanha clássica no Brasil é à bolonhesa. É bacana lembrar que ela tem sempre um toquezinho mais de salgado. Um vinho que você vai acertar muito bem é um com a uva primitivo italiana ou a zinfandel americana. Já no frango frito, um sauvignon blanc vai ter boa acidez, porque ele vai cortar a gordura e vai ter um toque de dulçor para contrastar com salgado do prato”, disse.
Na hora de fazer qualquer tipo de harmonização, é importante lembrar de algumas dicas básicas, para que nunca falhe. Confira nosso Guia Rápido de Como Harmonizar Vinho e Comida clicando aqui ou confira nossas dicas de harmonização aqui.
Fonte: G1
Foto: Fábio França / G1