Pela haste ou pelo bojo? Muitas pessoas seguram a taça de vinho da forma errada e tem dúvidas de como fazer isso corretamente.
Leia também: Manual de etiqueta: quanto vinho devo servir em uma taça?
Além de escolher a taça certa para a melhor experiência de beber um vinho, é importante saber a maneira de manuseá-la, a fim de não prejudicar a degustação da bebida.
O ideal é segurar a taça pela haste. A taça foi criada com uma haste especialmente para segurá-la por ali e não influenciar na temperatura do vinho. É por isso que não bebemos vinho em um copo comum americano.
Não se deve segurar pelo bojo porque o calor da sua mão aquecerá o líquido, além de deixar marcas de digitais nas paredes do cristal.
Leia também: Você sabe que taça usar para cada tipo de vinho?
Segurar a taça pela base pode não atrapalhar na degustação da bebida, mas aumenta o risco de derrubar o líquido, pois exige um pouco de equilíbrio. A base serve somente para apoiar a taça com segurança em uma superfície. Sendo assim, a haste é a melhor escolha.
A etiqueta de vinho também sinaliza que o clássico dedo mindinho para cima, ao contrário do que muitos podem pensar, não é de bom tom. A maneira ideal de se portar diz para deixá-lo junto aos outros, segurando a haste. No entanto, isso é só a etiqueta e não influencia na degustação de qualquer forma.