Decanter é aquele jarro de vidro, que é uma forma diferente de servir vinho. Porém, é muito mais do que isso: o objeto tem umas funções bem interessantes. O termo vem de decantar, que basicamente significa “livrar um líquido de impurezas”.
O formato clássico é com o bojo largo e o gargalo que lembra um funil, entretanto, há diversos outros tipos criados por designers diferentes.
Leia também: Quiz: O que você entende de vinho?
Utilidades
O decanter foi inventado para melhorar a experiência de degustação do vinho. Na antiguidade, o decanter era utilizado para separar pequenos sedimentos que ficam depositados no fundo das garrafas e facilitar a oxigenação do vinho. Hoje em dia, os rótulos mais novos costumam a passar por processos de filtragem e clareamento, mas ainda podem ser encontrados sedimentos em vinhos mais antigos. Além de separá-los, a tarefa mais importante do decanter atualmente é deixar o vinho respirar, o que amplia o seus aromas e o paladar.
Para que vinhos usar?
Geralmente, os vinhos tintos que são os decantados. Por causa da função de separar os sedimentos, é mais comum que o objeto seja usado para as bebidas mais antigas, entretanto, os vinhos jovens também podem ser usados. Dessa forma, eles liberam o buquê mais rapidamente e garantem uma degustação mais intensa.
Como decantar?
Abra a garrafa de vinho que deseja decantar e coloque no decanter, fazendo-o escorrer pelas paredes internas do recipiente. Isso faz com que a bebida entre em contato com oxigênio e libere os aromas mais facilmente. Se quiser, também pode agitar o decanter da mesma forma que se agita uma taça, para volatilizar o álcool. No máximo em meia hora, um vinho jovem decantado poderá ser bebido.
Para a decantação de um vinho envelhecido, é necessário colocar a garrafa na vertical dias antes de ser servido, para que todos resíduos fiquem depositados no fundo da garrafa. Depois de abrir a garrafa, faça o mesmo processo descrito acima.
Referências: Blog Famiglia Valduga, Adega