Você sabia que as garrafas maiores tem uma capacidade melhor de preservar o vinho depois que ele é aberto? Quem diz isso são especialistas na Austrália.
Leia também: Por que a garrafa de vinho comum tem 750 ml?
Os especialistas australianos explicaram que as garrafas maiores preservam melhor o vinho depois de aberto porque há uma relação menor entre o oxigênio que entra na garrafa e a quantidade de vinho que há lá dentro.
“Frequentemente servimos vinhos em garrafas magnum no Bar Liberty, não apenas pelos óbvios motivos teatrais, mas para ver como o oxigênio interage com alguns de nossos vinhos”, diz Josh Begbie, gerente do restaurante que fica em Melbourne, Austrália.
Foi por lá que diversos especialistas perceberam que vinhos de garrafas maiores como a Magnum – que tem capacidade de um litro e meio, o dobro de uma garrafa padrão – conservam o vinho por mais tempo após aberto.
Olivia Bunny da Boatshed Wine Loft (que fica em Perth na costa oeste australiana) concorda que garrafas maiores “mantém e prolongam a vibração do vinho por mais tempo depois de aberto”. Ela descobriu no dia a dia do restaurante que garrafas maiores, uma vez aberta, “podem durar mais de uma semana e assim posso ficar sossegada, porque não preciso pensar demais para abrir uma garrafa quando só preciso de uma taça”.
A explicação está por conta da menor relação entre o oxigênio que entra na garrafa após aberta e a quantidade de vinho que há lá dentro. Ou seja, quanto mais vinho, menos o oxigênio interfere na qualidade da bebida. Assim, as garrafas Magnum tem uma maior capacidade de armazenar vinho após aberto por mais tempo do que garrafas menores.