Na culinária, o vinho pode dar duas contribuições importantes: sabor e álcool, sendo que o principal benefício do álcool é que ele dissolve e realça os sabores melhor do que apenas a água pura. Lembre-se de que os vinhos frutados são melhores para cozinhar do que os excessivamente amadeirados ou tânicos.
Leia também: Frango ao molho de vinho e alecrim
Embora você não precise gastar muito dinheiro em uma garrafa de vinho para cozinhar, o ideal é só cozinhar com um vinho que você realmente beberia. Principalmente porque a mesma garrafa de vinho pode ser utilizada para harmonizar a refeição.
Se usar álcool não é uma opção para você, o vinho sem álcool não é o melhor substituto. Claro, se você já tiver algum em mãos, provavelmente não faz mal. A primeira escolha como substituto do vinho seria um caldo ou, se for para deglaçar, vinagre (você também pode misturar os dois). Dependendo da receita, você também pode considerar creme, ou sucos de frutas como uva, maçã, amora, romã ou até tomate. Claro, a velha água funciona, mas fique ciente de que pode diluir o sabor do prato.
Você gosta de cozinhar com vinho? E já cozinhou com vinho sem álcool? Conta pra gente a sua experiência.