A Gewürztraminer é uma uva menos comum e com um nome um tanto “intimidante” para os brasileiros acostumados com as variedades francesas Cabernet Sauvignon, Pinot Noir e Chardonnay. A pronúncia soa como “gaverztramener” e significa “uva apimentada do Tramin”, cidade ao norte da Itália que fala alemão.
Apesar do nome sugerir a origem alemã, especula-se que sua nacionalidade seja da Itália ou da Alsácia, região francesa que faz divisa com a Alemanha.
Leia também: Conheça a uva: Tempranillo
Cultivo da Gewürztraminer
Essa é uma variedade sensível, que amadurece rapidamente. Portanto, costuma a ser cultivada em locais com temperaturas mais amenas. O excesso de calor no vinhedo faz com que se produza um vinho flácido, com pouco aroma e sabor. Além disso, é preciso um certo cuidado para não tornar a bebida excessivamente aromática no momento da vinificação.
Características
A uva Gewürztraminer possui uma pele grossa e rosada, com um perfil mais picante e um aroma perfumado, característico da cepa.
P aroma de pétala de rosas e lichia são os mais associados à uva, além de damasco, gengibre, abacaxi e canela. É por isso que no nome há o prefixo Gewürz, que em alemão significa “tempero”; seria uma referência às qualidades de paladar e perfume.
Seus vinhos podem ser doces e secos. As versões doces são produzidas a partir de colheita tardia ou de uvas congeladas nos vinhedos. Já os secos, mesmo com baixo nível de açúcar residual, causam uma sensação de doçura ao paladar, além dos aromas marcantes e envolventes.
Harmonizaçao
O vinho Gewürztraminer deve ser degustado gelado, em uma temperatura aproximada de 9°C.
Harmoniza bem com comidas condimentadas e aromáticas, de sabores marcantes, como o prato típico indiano frango ao curry. Os vinhos mais adocicados podem acompanhar sobremesas a base de frutas.
Curiosidades
- Vinhedos de Gewürztraminer podem ser encontrados na França (a região da Alsácia é a que mais cultiva a variedade no mundo), Itália, Alemanha, Estados Unidos, Chile, Austrália, Nova Zelândia, Brasil e África do Sul, entre outros países.
- Seus vinhos são considerados os mais aromáticos do mundo.
- Quando o vinho produzido com a Gewürztraminer é de baixa qualidade, seu buquê aromático não é perceptível.
Referência: Art des Caves Acesso em: 23/11/2018