A uva francesa Sémillon não é tão famosa quanto a Cabernet Sauvignon ou a Merlot. Porém, seus vinhos podem encantar pelo seu caráter único. Conheça mais sobre essa uva branca que merece sua atenção!
Leia também: Conheça a uva: Trajadura
Originária da França, a uva Sémillon é o ingrediente principal dos vinhos doces brancos da região de Sauternes e dos vinhos brancos secos de Pessac-Leognan. Seu nome é derivado da pronúncia local de Saint-Emilion, embora não tenha registros de vinhos produzidos com essa casta nos arredores da cidade.
Em geral, a Sémillon é combinada com a cepa Sauvignon Blanc na região de Bordeaux, na França. Em outras partes do mundo, a casta pode ser encontrada em cortes com Muscadelle.
Essa é uma casta de altíssima qualidade, que poucas áreas a cultivam. Hoje pode ser encontrada na Argentina, Chile e Austrália, mas a maior parte dela ainda está presente na região francesa Bordeaux.
Características da uva Sémillon
Os vinhos feitos com a uva Sémillon têm baixa acidez, principalmente quando elaborados com a Sauvignon Blanc. Podem também ser leves e cítricos ou aromáticos e complexos, quando amadurecidos em barris de carvalho.
No entanto, dependendo do tempo de guarda e da região de cultivo, as características principais da Sémillon mudam. Nos vinhos produzidos em Bordeaux, por exemplo, os aromas cítricos e adocicados aparecem como notas marcantes. Já o amanteigado e o maior potencial de envelhecimento são destaques dos exemplares australianos.
É importante ressaltar um detalhe sobre o cultivo da Sémillon: ela é bastante suscetível ao ataque de “Botrytis Cinerea”, fungo conhecido pelo termo “podridão nobre”. A praga perfura a casca da uva e absorve todos os líquidos da fruta, tornando a cepa mais concentrada em açúcar.
Os vinhos elaborados a partir da cepa atacada pelo fungo (botritizadas) se tornam bastante aromáticos e licorosos, podendo ser classificados como os melhores vinhos de sobremesa e os melhores rótulos produzidos a partir da casta Sémillon.
Harmonização da Sémillon
Vinhos de Sémillon harmonizam muito bem com peixes, devido ao frescor da bebida. Combina com pratos leves, adicionando acidez e contraste à degustação.