O ano novo está repleto de tradições e uma delas é brindar com um espumante! Esse costume passa de geração à geração, se tornando algo comum em diversos lugares do mundo. Mas como isso surgiu?
Leia também: Você sabia que o som da bolha do espumante indica qualidade?
Não existe exatamente uma data de início para essa tradição. Porém, sabe-se que a aristocracia europeia sempre optava pelo vinho em comemorações de todos tipos. Além disso, a alta sociedade romana também usava a bebida para qualquer celebração.
Mesmo assim, era o vinho bebido nessas ocasiões. O espumante foi criado apenas no século XVI e precisou de dois séculos para aproximar-se da versão da bebida que conhecemos hoje.
Por ser muito mais caro do que o vinho tradicional, o champagne rapidamente ganhou status de produto de luxo no meio da alta sociedade. Ela logo começou a ser utilizada em festas.
Foi durante a Revolução Industrial que esse pensamento de socialite foi mudando.
Desde esses tempos, o espumante tem sido usado para comemorar os vencedores de corrida de Formula 1, quebrando uma garrafa no casco de um navio e, é claro, na passagem de fim de ano. A efervescência, junto de sua coloração dourada clara, reforça ainda mais o apelo festivo.
Apesar de não haver um registro de quando iniciou especificamente essa tradição, fica claro o motivo do espumante ser consumido no ano novo. Com a popularização do produto e com a variação de marcas disponíveis com os mais variados preços, além das versões com e sem álcool; hoje em dia seu consumo é comum e muito especial nas festas de fim de ano.