Esquecer de gelar o vinho na temperatura correta acontece com qualquer um. Às vezes estamos preparando uma festa ou um encontro e acabamos esquecendo de gelar o vinho antecipadamente. Na pressa dos últimos minutos para deixar tudo pronto, talvez você considere adicionar cubos de gelo nas taças, mas esse não é o jeito certo de servir as visitas… Então como gelar um belo vinho quando você precisa bebê-lo agora e sem desespero?
Leia também: Pode colocar gelo no vinho?
O sommelier Brian McClintic, que participou do documentário Somm, tem a resposta para essa pergunta. Ele diz que seu truque para resolver isso é fazer um banho de água gelada com sal para a garrafa.
“Funciona como um encanto”, ele explica. “A garrafa deve estar completamente submersa. É difícil dizer o quanto de sal deve ser colocado – vamos dizer que é uma quantidade generosa. O que acontece é que a garrafa está envolta de gelo, portanto a temperatura desce mais rápido.”
Sendo assim, o sal reduz o ponto de congelamento da água, o que permite que ele esfrie mais, sem virar gelo. Para apressar o processo, é só dar uma girada na garrafa enquanto submersa – isso fará com que refresque bem mais rápido.
Já para manter a temperatura da garrafa, é indicado ter em casa um cooler térmico ou bolsa térmica. Diferente dos vinhos, os espumantes devem ficar em um balde com gelo até a garrafa acabar.