Canapés são pequenos alimentos preparados, geralmente decorativos, que consiste em um pedaço de pão, massa folhada ou biscoito coberto com alguns alimentos salgados, que normalmente podem ser consumidos em uma única mordida.
São muito comuns em festas, sendo servidos em bandejas por garções. São pratos práticos que não devem causar nenhuma sujeira.
Leia também: Como preparar uma noite de queijo e vinho?
A harmonização de vinhos e canapés pode parecer difícil de fazer, portanto estamos aqui para descomplicar e facilitar na hora de planejar a sua festa.
Antes de começar com as sugestões, é importante lembrar da regra: avaliar a guarnição, acompanhamento ou método de cozimento. O vinho funciona como um limpador do palato e valoriza os aromas e sabores do alimento. Fique atento!
Harmonizando com Cabernet Sauvignon ou Tannat
Os vinhos da uva Cabernet Sauvignon ou Tannat são recomendados para os canapés de calabresa acebolada, iscas de filé e tábua de queijos. A acidez evidenciada, somada a estrutura do vinho e taninos marcantes equilibram e contrastam com o alimento, fazendo com que essa seja uma bela combinação.
Chianti e Tempranillo jovens
As características marcantes dos vinhos da uva Sangiovese, como os Chiantis ou os Tempranillos jovens, são a acidez, que é bem destacada, a leveza e a boa fruta. Essas características os tornam fáceis e versáteis na hora da harmonização.
Podem combinar bem com uma grande variedade de entradinhas e petiscos deliciosos, como mini pizzas, bruschettas, carpaccio de melão com presunto cru e folhados de queijos.
Chardonnay e Riesling
Canapés como peixes em iscas fritas, cogumelos recheados e casquinha de siri possuem mais estrutura no paladar, portanto combinam melhor com castas como Chardonnay e Riesling. Além de mais aromáticas, persistem por mais tempo em palato, o que colabora para a harmonização ficar perfeita!
Que tal experimentar com o rótulo Dal Pizzol Chardonnay?
Brunello di Montalcino, Amarone e Barolo
Para os queijos duros do tipo Grana Padano ou tábua de frios com presunto parma, salames de longa cura, embutidos com pistache, pimenta ou cravo, é necessário um vinho com o mesmo requinte e um sabor marcante.
Os Brunellos, Barolos e Amarones são indicados para esses canapés.
Sauvignon Blanc e Pinot Grigio
Vinhos brancos ficam melhores com canapés e petiscos de frutos do mar. As uvas Sauvignon Blanc e Pinot Grigio harmonizam perfeitamente com bolinho de bacalhau, vol au vent de camarão, folhados acompanhados de chutneys ou palitinhos de queijo com hummus.
Tente com o vinho La Flor de Pulenta Sauvignon Blanc.
Referência: DiVino
1 comentários
O melhor site para tirar dúvidas. Obrigada pela clrareza e objetividade.