Se você é amante de vinho, provavelmente consegue citar pelo menos três tipos de vinho. Mas você sabia que na verdade existem mais cinco variedades além dessas?
Leia também: Quais são as premiações mais importantes de vinhos?
A PMC Wine & Food, empresa dedicada à comercialização de vinhos de pequenos produtores de Portugal e das suas marcas próprias Malandra e Jaburu, esclarece que existem de fato oito principais variedades de vinho.
Fique atento à listagem abaixo!
1. Vinho branco leve
Mesmo dentro dos termos conhecidos, como tinto, rosé e branco, existem ramificações. Vinhos brancos dividem-se em duas categorias: leve e encorpado. Os leves praticamente acompanham muito bem a maioria dos alimentos. Como o nome sugere, tem sabor suave, são jovens e sem madeira.
2. Vinho branco encorpado
Esse estilo de vinho branco é o preferido dos que amam tinto. Isso porque é mais encorpado e apresenta algum estágio em madeira, coisa que captura os sabores e sensações que esse tipo de apreciador de vinho procura.
3. Vinho rosé
Os vinhos rosés não tem ramificações. Sua cor rosada é facilmente reconhecida, resultado do contato entre a pele das uvas e o mosto. Esse tipo de vinho apresenta características parecidas tanto quanto de brancos, quanto de tintos, pois consegue captar a leveza e o aroma dos brancos e os taninos dos tintos.
4. Vinho tinto pouco encorpado
O vinho tinto se divide em três categorias. Uma delas é dos pouco encorpados, que costumam ter uma cor mais translúcida e têm taninos leves. Essa variedade normalmente é recomendada para quem está iniciando no mundo dos vinhos.
5. Vinho tinto de corpo médio
Vinhos tintos de corpo médio são os tintos mais versáteis em relação a harmonização. Podem ser consumidos perfeitamente com uma grande variedade de alimentos, desde aves, carnes vermelhas e queijos.
6. Vinho tinto encorpado
Os tintos encorpados são os favoritos dos amantes dessa variedade. São mais escuros e são os mais tânicos entre todos os vinhos tintos. Geralmente envelhecem no mínimo durante um ano em madeira.
7. Vinho de sobremesa
Os chamados de vinhos de sobremesa variam de seco a doce e são alguns dos mais aromatizados do mundo. Dentro dessa categoria, existem o vinho do Porto, as colheitas tardias, o Jerez, entre outros.
8. Espumante
Algumas pessoas esquecem que o espumante também é um tipo de vinho. Ele surgiu pela primeira vez na França e é aquele que tem o maior tempo de produção no mundo. Os espumantes são avaliados principalmente pela qualidade da sua bolha que deve ser fina, persistente e elegante.
São classificados consoante o seu teor em açúcar e dividem-se em Extra Brut, com menos de 6 g/L, Brut, com menos de 12 g/L, Extra seco, entre 12 e 17 g/L, Seco, entre 17 e 32 g/L, Meio Seco, entre 32 e 50 g/L e, finalmente, Doce, com mais de 50 g/L.