É comum garrafas com certa idade apresentarem um acúmulo de partículas no fundo ou na lateral do vidro. Caso você tenha o costume de guardar vinhos por algum tempo antes de beber, já deve ter se deparado com a aparição esses sedimentos.
Leia também: O que é e como funciona o decanter?
Esses sedimentos não significam que o líquido está estragado. Eles são apenas pigmentos de cor, taninos e outros elementos que resultam da fermentação das uvas tintas, que, com o tempo, precipitam-se e acabam acumulando. Às vezes podem ter um sabor agradável ou certo tom amargo, mas não apresentam qualquer risco à saúde de quem ingere a bebida.
É completamente normal que esse acúmulo de sedimentos ocorra, inclusive em um dos melhores vinhos do mundo. Porém, caso queira evitar consumir esses sedimentos, você pode decantar.
Para decantar, você vai precisar de um decanter. O decanter (também chamado de decantador) é uma espécie de jarro charmoso com fundo largo e abertura estreita. Antes de usá-lo, deixe a garrafa em pé durante algum tempo para que os sedimentos fiquem no fundo. Depois que isso acontecer, pegue o decanter e, contra a luz, despeje o líquido lentamente evitando que as partículas caiam dentro do decanter.
Algumas pessoas usam filtro para remover os resíduos.
Que vinhos podem ter sedimentos?
Os sedimentos são mais comuns em vinhos tintos mais antigos. Não só devido ao tempo que passam em adega, mas também porque o processo de filtração evoluiu muito nos últimos tempos, fazendo com que os vinhos formem menos sedimentos atualmente. Ainda assim, existem vários rótulos ditos “não filtrados” (unfiltered, em inglês), onde os sedimentos têm papel fundamental, fazendo parte da formação de aromas e sabores.
Resíduos em vinhos brancos e espumantes também podem ser encontrados, apesar de ser mais difícil. No entanto, esses “sedimentos”, na verdade, costumam ser cristais de tartarato, que podem se formar com o tempo. Eles são resultado da cristalização do ácido tartárico, comum nos vinhos, devido às baixas temperaturas. No entanto, assim como os outros sedimentos que mencionamos ao longo deste artigo, eles também são inofensivos e podem ser consumidos sem causar danos à saúde.
Você já tem o seu decanter? Confira as opções disponíveis no Bebidas do Sul!